Nosso grupo optou por visitar a estação Ciência – USP que é um centro de ciências dinâmico e interativo que realiza exposições e atividades nas áreas de Ciência e Tecnologia, além de cursos, eventos e outras atividades, com o objetivo de popularizar a ciência e promover a educação cientifica de forma lúdica e prazerosa. Inaugurada em 24 de junho de 1987 a Estação Ciência – USP foi uma idéia que havia surgido no início da década de 70, quando foi fundada a Academia de Ciências do Estado de São Paulo. O projeto foi elaborado com a participação de um grupo de 60 pessoas do CNPq, que contaram com a colaboração de Universidades, diversos órgãos governamentais e empresas.
A Estação Ciência – USP fica localizada bem na frente da Estação Lapa da CPTM, o museu dispõe de uma estrutura completa para receber os visitantes, como por exemplo: estudantes universitários para auxiliar e explicar os experimentos, acessibilidade a portadores de deficiências físicas, venda de materiais educativos e a proximidade de estacionamentos, estação de trem e terminal de ônibus. O horário de funcionamento do museu é de terça a sexta das 8h as 18h e sábados, domingos e feriados das 9h as 18h.Os ingressos custam R$4,00 e existe a modalidade de meia entrada R$2,00 destinada a estudantes e portadores de necessidades especiais.
O acervo do museu está dividido de maneira temática sendo constituído em sua grande parte de experimentos interativos para facilitar a compreensão do visitante tornar a visita muito mais interessante.
Ciências Físicas
Fig. 1 – Escultura áudio – cinética.
Logo na entrada da exposição nos deparamos com esta incrível escultura áudio – cinética, na qual esferas são elevadas até aproximadamente 2 metros de altura e estas com seus movimentos orientados pela gravidade fazem seu caminho rumo ao solo passando pelas estruturas mais variadas e interessantes possíveis, demonstrando ao visitante conceitos físicos básicos como energia potencial, energia cinética, aceleração,inércia e fricção.
Ciências Biológicas
A exposição “A vida debaixo d’água – Os mistérios das paguas” ,ostra um pouco da diversidade aquática e da interação entra as várias espécies que compõem este ambiente. Através de um conjunto de aquários com diversas espécies vivas, tais como peixes, ouriços e estrelas, o visitante pode conhecer melhor o ambiente dos mares e dos rios.
Fig. 2 – Aquário da exposição.
Ciências Matemáticas
A área de Matemática da Estação Ciência possui mais de 60 experimentos, muitos dos quais baseados na exposição francesa Maths 2000, do Museu Cité des Sciences et de l`Industrie de La Villette em Paris e outros criados na Estação Ciência, com apoio do Instituto Matemática e Estatística da USP.
A ação do visitante é sempre requisitada para manipular as demonstrações e atividades interativas sobre diferentes assuntos: de cálculo e geometria em várias dimensões, a espirais e fractais.
Fig. 3 – Interatividade com o experimento.
Tecnologia
Na área de meio ambiente, uma grande maquete de uma bacia hidrográfica mostra diferentes tipos de relevo com vários cursos d’água corrente, que demonstram efeitos de erosão, inundação, represamento e geração de energia.
Fig. 4 – Maquete de uma bacia hidrográfica
Ciências da terra
O simulador de Tsunami, inédito no Brasil, tem 6 metros de comprimento por 1,20 metro de largura.
Através dele, é possível ver e entender esse fenômeno natural.
Fig. 5 – Simulador de Tsunami
Estes são os experimentos que o grupo achou mais interessantes. Porém há diversos outros experimentos que podem ser encontrados na exposição. Para maiores informações o aluno pode acessar o site: www.eciencia.usp.br/exposicao/index.html.
Grupo: Barbara Mourad, Ciro Lovizi, Igor Santo, Luan Guedes, RicardoFernandes e Vitor G. Nicolau
Nenhum comentário:
Postar um comentário