No último feriado de Corpus Christi, dia 23 de junho, nosso grupo de Educação Científica, Sociedade e Cultura, visitou o museu interativo Catavento Cultural. Esse museu foi indicado por alguns amigis do curso de licencliatura, então, resolvemos conferir.
Fomos de carro, e foi super fácil chegar... mas é tranquilo chegar de metro também, já que o Catavento fica perto da Estação Dom Pedro II - Linha Vermelha. A entrada custa R$6,00, estudantes pagam meia entrada, mas alunos de escola pública e seus professores, com visita agendada, entram no museu gratuitamente. Se o visitante tiver interesse de participar das atividades Nanotecnologia, Laboratório de Química ou Previnindo a Gravidez Juvenil, deve pegar uma senha logo na entrada do evento, sem custo adicional. Nós escolhemos ir ao Laboratório de Química! A funcionaria que nos atendeu era bastante simpática e disposta a dar todas as informações que precisávamos. Além disso, tinham vários panfletos disponíveis com informações sobre o que estava exposto. Um deles tinha um mapa do local, esse aqui a baixo!
![]() |
Mapa do museu Catavento cultural |
A primeira sessão que visitamos foi a do Universo, por um caminho de salas chamadas “Homem na Lua”, “Sistema Solar e Céu”, “Além do Sistema Solar” e “Planeta Terra”. Em cada um destas salas há diversas informações sobre o universo.O legal é que a maioria das salas tem algum tipo de atividade interativa, como lunetas que possibilitam a visualização de galáxias ou fones para ouvir sons emitidos por estrelas ou planetas.
![]() | |
Parte da exposição fixa presente na sala "Sistema solar e céu" |
A segunda sessão que vistamos foi a área da Vida. É uma sala única, dividida em vários espaços: “Biodiversidade”, “Aves do Brasil”, “Evolução”, “Corpo Humano”, “Genoma” e “Mundo Microscópico”. O ambiente é bem mais iluminado, cheio de aquários de peixes (onde, por sinal, encontramos o NEMO em sua anêmona-do-mar) e insetos. Pudemos observar vários seres vivos com microscópios e lupas.
Quando eram onze horas (o museu abria as 9), chegou o horário do nosso turno do Laboratório de Química. A gente ficou meio decepcionado. Esperávamos transformações mais complexas e explicações melhores... o monitor parecia meio despreparado e pouco informado sobre o que estava fazendo. Em cerca de 15 minutos, o show acabou e nós voltamos a ver as sessões que faltavam do museu.
Foto que pode ser retirada no site após a visitação a sala de "Biodeversidade", não perca! |
Consegue vizualizar os diversos peixes palhaço (Nemo) ali ao lado? |
Quando eram onze horas (o museu abria as 9), chegou o horário do nosso turno do Laboratório de Química. A gente ficou meio decepcionado. Esperávamos transformações mais complexas e explicações melhores... o monitor parecia meio despreparado e pouco informado sobre o que estava fazendo. Em cerca de 15 minutos, o show acabou e nós voltamos a ver as sessões que faltavam do museu.
Passamos por uma sala muito facinante, a “Sala das Ilusões”. Neste espaço, tem um monte de quadros e situações envolvendo as artes de ilusões de ótica. Entramos numa casa onde a água “subia” e o espaço era todo torto... deu uma tontura!
Depois chegamos ao Engenho. Esse, sem dúvidas, é o ambiente mais legal! Dividido em áreas da Física, pudemos brincar com diversas propriedades da matéria e leis que regem a natureza. Ao visitar, não deixe de dedicar um tempo maior a essa parte, tente relacionar os conceitos discutidos em sala de aula com as atividades propostas, será uma ótima oportunidade de entrar em contado com a física.
Andando por outras partes do museu (que é bastante grande), conhecemos muitas outras salas da sessão voltada à Sociedade. Muitas questões das ciências humanas são discutidas, inclusive temas polêmicos como o uso de bebidas alcóolicas e drogas.
O grupo todo adorou o passeio! O que era para ser uma visita de disciplina acabou sendo um dia de diversão. Vale muito a pena visitar!
Se quiser saber mais sobre o Catavento, seja sobre a exposição, seja sobre o agendamento de visitas, entre no site deles. É bem organizado e tem todas as informações necessárias: <www.cataventocultural.org.br>.
![]() |
Visite o site para obeter maiores informações! |
Divirta-se!
=]
Grupo:
Afonso Silva
Bárbara Passadore
Mayara Romano
Rosana Silva
Thaís Sellare
Nenhum comentário:
Postar um comentário