Centro Cultural do Banco do Brasil
O MUNDO MÁGICO DE ESCHER
O Mundo Mágico de Escher é o título da exposição trazida da Holanda, país de origem do artista, que conta com cerca de 95 obras, entre gravuras originais e desenhos, incluindo todos os trabalhos mais conhecidos do artista. Suas obras tem como objetivo representar construções impossíveis, o infinito e metamorfoses. Todos seus trabalhos são de técnica e estética notáveis.
A exposição teve início no dia 19 de abril e teve seu último dia de exposição dia 17 de julho.
A exposição ocorreu no Centro Cultural Banco do Brasil, localizado no centro da cidade de São Paulo, na rua Álvares Penteado, 112, porém já havia sido exibida no Rio de Janeiro e Brasília, com sucesso de público.
No saguão do centro cultural haviam algumas obras interativas, que atraiam grande parte do público que instigava a curiosidade e motivava o visitante a entrar na exposição, gratuita. A exposição estava divida em três andares mais térreo e subsolo. No saguão era permitido fotografar as obras interativas, além disso, havia um local para tomar café e uma pequena livraria, com diversas obras do Escher e outros clássicos literários.
Livraria do Centro Cultural do Banco do Brasil
A exposição foi direcionada para que os visitantes, após terem o contato inicial com as obras no térreo, iniciassem a visita pelo terceiro andar e fossem seguindo ao último espaço destinado a exposição, o subsolo. Em cada andar o visitante pode observar as criações de Escher, gravuras, escultura e cenários. Eshcer aborda em sua obras a arte e geometria, causando efeitos visuais e ilusões de ótica, pois no processo de construção de suas obras ele utiliza noções do processamento cerebral de imagens e conceitos matemáticos. Suas obras a primeira vista, passam a idéia de movimento e/ou tridimensionalidade. Na exposição os visitantes podem ter uma nova perspectiva sobre como interpretamos ou observamos o mundo, e se questionar se o que en xergamos é real ou é fruto das nossas mentes.
Quadro com imagem em movimento
Quadro com imagem em movimento
A exposição também possuia uma seção de um filme em 3D que permite o visitante entrar dentro de algumas das obras de Escher. O filme explicava o processo de criação e de descontrução de algumas das obras do Escher, e comentava essas obras. Mostrando um pouco de como o artista tornava possível a criação dessas obras tão intrigantes e criativas, que confundem nossa percepção.
Trecho do Documentário
O site oficial do artista, que contém grande parte da obra exposta na exposição
Grupo:
Anna Claudia Thinen
Felipe Baena Garcia
Leandro Fonseca de Souza
Leandro Pereira dos Santos
Rafael Carvalho de Moraes
Vinicius Mantovani Parajara
Nenhum comentário:
Postar um comentário