O museu que escolhemos foi o Museu de Zoologia da USP. Ele fica localizado no bairro do Ipiranga, bem próximo ao conhecido museu do Ipiranga.
![]() | |
Entrada do Museu |
Lá encontramos uma exposição temporária que se chama “Cabeça Dinossauro”. A exposição surgiu da recente descoberta do novo dinossauro brasileiro. Provisoriamente chamado de Tapuiasaurus macedoi, o fóssil é considerado o mais completo crânio de titanossauro já encontrado no mundo. Ele foi descoberto em 2005 no município de Coração de Jesus, Minas Gerais.
A primeira impressão que temos ao entrar no museu é de grande curiosidade, pois logo na entrada vemos a réplica de um dinossauro de 13 metros de comprimento e aproximadamente 4 metros de altura, o que chama muita atenção de todos que entram no museu. Além da réplica do dinossauro podemos ver ossos fossilizados verdadeiros e o crânio muito bem conservado do Tapuiasaurus macedoi.
![]() |
Imagem da réplica do Tapuiasaurus macedoi |
![]() |
Fósseis reais do Tapuiasaurus macedoi |
A exposição foi muito bem montada e organizada, facilitando o aprendizado e a distração de quem vai ao museu. Temas como o trabalho do paleontólogo e semelhanças entre os crânios de dinossauros são tratados de forma simples e ilustrados nas paredes do museu. Há também vídeos explicativos muito atrativos, sobre como o Tapuiasaurus macedoi viveu e quais eram seus hábitos alimentares, fato que foi possível descobrir através da analise do seu crânio. Algo bem interessante que podemos encontrar na exposição é um painel interativo que o próprio visitante comanda. Através dele conhecemos todas as eras pela qual a Terra passou.
Essa é uma exposição bem bacana que nos ajuda a entender um pouco mais sobre os dinossauros e também sobre a importância de encontrarmos novos fósseis.
Além dessa exposição temporária, o museu possui a exposição permanente que apresenta a história dos animais na Terra e as atividades de pesquisa do Museu de Zoologia.
![]() |
Vista da exposição permanente |
![]() |
Animais da exposição permanente |
A exposição permanente também é muito interessante, nela podemos ver exemplares reais empalhados ou réplicas de animais de diferentes espécies e épocas. Estão distribuídos pela classificação científica que usamos hoje de modo a explicar o porquê da taxonomia e das relações que a ciência estabelece entre as espécies. Essa disposição e os objetos apresentados auxiliam a mostrar as semelhanças nem sempre aparentes entre os animais, a evolução dos mesmos e as estruturas que os compõe.
Esse é um museu que realmente vale visitar, e para quem gosta de dinossauros, ou pelo menos tem curiosidade sobre o assunto, não deixe de visitar a exposição “Cabeça Dinossauro”, mais corram, pois ela estará em exposição no museu de zoologia somente até 31 de agosto!
Endereço: Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga – São Paulo – SP.
Funcionamento: De terça-feira a domingo - das 09:00 às 17:00 horas.
Valor do ingresso: R$ 6,00 – estudantes e professores pagam meia entrada.
Entrada gratuita no 1° domingo do mês.
Grupo:
Airton Checoni David
Catarina Rodrigues
Jimmy Costa
Juliana Lima
Sergio da Costa
Rafael Santos
Tiago Brito
Nenhum comentário:
Postar um comentário